Com pouco mais de 2.000 anos de história, Barcelona tem um património arquitetónico inigualável. Além dos vestígios romanos, como o traçado urbano que se pode visitar no subsolo da plaza del Rei, as colunas do templo de Augusto ou a necrópole da plaza de la Vila de Madrid, a cidade tem também magníficos edifícios medievais. Entre eles, merecem menção especial o mosteiro de Sant Pau del Camp, de estilo românico, e três edifícios góticos de inegável beleza: a sé catedral, a igreja de Santa Maria del Pi e, sobretudo, a imponente basílica de Santa Maria del Mar, uma das obras-primas do gótico catalão e cenário central do conhecido romance A catedral do mar.
No entanto, é a arquitetura modernista que mais atrai os olhos dos turistas em Barcelona. Algumas ruas exibem o talento de arquitetos como Lluís Domènech i Montaner, autor do antigo hospital de Sant Pau e do Palau de la Música Catalana, Josep Puig i Cadafalch e, principalemente, Antoni Gaudí, responsável por joias da arquitetura como a Sagrada Familia, a Casa Vicens, o Parque Güell e o Palau Güell, declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Deste génio natural de Reus são também duas obras abertas ao público que se encontram no Passeig de Gràcia: a Casa Batlló, junto à Casa Amatller de Puig i Cadafalch, e a Casa Milà, mais conhecida como La Pedrera.
Também não pode deixar de descobrir o antigo bairro judeu, ou Call, onde se encontra a evocadora plaza de Sant Felip Neri, o Born, um dos bairros mais na moda, com ruínas do século XVIII e uma vasta oferta de bares e restaurantes, as ruas do Eixample, as pitorescas Ramblas, o bairro marítimo da Barceloneta, o cume do Tibidabo, onde há um parque de diversões, e a zona da montanha de Montjuïc, onde encontrará a impressionante Font Màgica, o centro de convenções, o anel olímpico e um castelo com uma extraordinária vista sobre a cidade.
Quanto aos numerosos museus de Barcelona, merecem destaque a Fundação Joan Miró, o Museu Picasso, com pinturas a óleo da juventude do pintor natural de Málaga e a série Las Meninas, e o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), que reúne a coleção de pintura românica mais importante do mundo.
Para terminar, não podia faltar uma referência ao preenchido calendário de festas e eventos de Barcelona, que inclui festivais de música como o Primavera Sound e o Sònar, as festas de Gràcia e Sants, as festas de la Mercè, dedicadas à padroeira da cidade, ou o Mobile World Congress, o evento de telefonia móvel mais importante a nível mundial.
Precisa de mais sugestões? Só tem de perguntar aos funcionários do nosso hotel em Barcelona. Para nós será um prazer poder ajudar e dar-lhe recomendações.